Classificados    Meus E-mails   
Bento Gonçalves  |  Boa Vista do Sul  |  Carlos Barbosa  |  Coronel Pilar  |  Farroupilha  |  Garibaldi  |  Nova Petrópolis  |  Picada Café  |  Salvador do Sul  |  São Pedro da Serra
Provedor RedeSul
Contate-nos  |  História da RedeSul  |  Nossos Produtos  |  Trabalhe Conosco
Novo Acesso - Webmail
Digite seu e-mail:
Senha:
no Provedor RedeSul (BR)
Sábado, 21 de Setembro de 2024
Neste Momento
Garibaldi/RS
 
  + Temperatura
:: RedeSul :: RSS
aa
Canais
  » Avisos
  » Busca
  » Classificados
  » Dicas
  » Downloads
  » Enquetes
  » Eventos
  » Notícias
  » RSS - NOVO
Links
  » Bancos
  » Busca CEP
  » Detran
  » Economia
  » Jornais
  » Loterias
  » Receita Estadual
  » Receita Federal
  » Revistas
  » Tempo
Parceiros
  » APAE Garibaldi
  » Banda LJ
  » Bar Joe
  » Bombeiros
  » Clube Rota do Sol
  » Dr. Breno Green Koff
  » Eletric Circus
  » Lupus Land
Zoneamento deve restringir plantio de cana-de-açúcar em áreas amazônicas, diz ministro - 13:31:12 17/06/2008

Brasília - O bioma amazônico deverá ser uma das áreas de restrição total para expansão da cana-de-açúcar, que serão definidas pelo zoneamento agroecológico da cultura. A informação foi dada hoje (16) pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que anunciou para 31 de julho a apresentação do mapeamento.

“Como princípio inicial, a Amazônia está fora”, afirmou Stephanes, após participar de reunião para discutir o zoneamento. No entanto, disse ele, o acordo final sobre a possibilidade de utilização de áreas de floresta para plantio de cana-de-açúcar será “uma decisão de governo”, e não só do ministério.

O zoneamento agroecológico definirá em que áreas a cana-de-açúcar poderá ser produzida. O mapa valerá apenas para expansão da cultura, sem afetar os atuais produtores.

O Ministério da Agricultura já concluiu o mapeamento das áreas aptas a produzir cana-de-açúcar, o das áreas proibidas, como unidades de conservação e reservas indígenas, e o das áreas degradas e de pastagem, que, de acordo com Stephanes, serão utilizadas preferencialmente. Somente na Região Centro-Oeste, foram identificadas mais de 50 milhões de hectares de áreas aptas.

“Falta definir os critérios para estabelecer outras áreas de restrição. Por exemplo, se o bioma amazônico será todo ou não-todo [restrito], definir eventuais exceções”, afirmou.

Atualmente, a produção de cana-de-açúcar no bioma amazônico (que não inclui estados como Mato Grosso e Maranhão, que fazem parte da Amazônia Legal) está restrita a poucos núcleos – cerca de cinco – segundo Stephanes, entre eles áreas de usinas já desativadas no Amazonas e no Acre.

O ministro ressaltou que outras culturas poderão ser substituídas pela da cana-de-açúcar “se o planejamento envolver essa necessidade”. “Em principio, não se deseja a substituição de cultura. Mas se você tem uma usina com uma área de pastagem ao lado, e logo em seguida, uma de [outra] cultura e novamente uma de pastagem, não se poderá ‘pular’ a área de cultura [diferente da cana].”

Após a apresentação em julho, o zoneamento da cana-de-açúcar “vai ser entregue ao governo, que vai tomar decisões de governo”, afirmou Stephanes. Depois de finalizada pelo Executivo, a proposta deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional.

 
[ Fonte: Agência Brasil - Radiobrás ]
Voltar
 
5+ lidas
 » 18/06/2007 - Grave acidente deixa três mortos em Carlos Barbosa
 » 08/06/2007 - Grave acidente na RST-470 deixa uma pessoa ferida
 » 13/08/2007 - Garibaldi - Pilotos Garibaldenses sepultados neste domingo
 » 29/05/2007 - Morre jovem que se envolveu em acidente em Carlos Barbosa
 » 18/06/2007 - Mais dados sobre o grave acidente na RS-446
 
  Classificados
  Acontece
  Enquete
Infantil ou Juvenil
Romance Brasileiro ou Romance Estrangeiro
  Avisos
 Dicas
CopyRight © Provedor RedeSul Ltda. Todos os direitos reservados.