Classificados    Meus E-mails   
Bento Gonçalves  |  Boa Vista do Sul  |  Carlos Barbosa  |  Coronel Pilar  |  Farroupilha  |  Garibaldi  |  Nova Petrópolis  |  Picada Café  |  Salvador do Sul  |  São Pedro da Serra
Provedor RedeSul
Contate-nos  |  História da RedeSul  |  Nossos Produtos  |  Trabalhe Conosco
Novo Acesso - Webmail
Digite seu e-mail:
Senha:
no Provedor RedeSul (BR)
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Neste Momento
Garibaldi/RS
 
  + Temperatura
:: RedeSul :: RSS
aa
Canais
  » Avisos
  » Busca
  » Classificados
  » Dicas
  » Downloads
  » Enquetes
  » Eventos
  » Notícias
  » RSS - NOVO
Links
  » Bancos
  » Busca CEP
  » Detran
  » Economia
  » Jornais
  » Loterias
  » Receita Estadual
  » Receita Federal
  » Revistas
  » Tempo
Parceiros
  » APAE Garibaldi
  » Banda LJ
  » Bar Joe
  » Bombeiros
  » Clube Rota do Sol
  » Dr. Breno Green Koff
  » Eletric Circus
  » Lupus Land
Nova Petrópolis - Tchecos querem ampliar relações com RS - 09:06:10 17/07/2006
A Associação Cultural Tcheca-Brasileira do Rio Grande do Sul manteve audiências com o Governo do Estado, nesta semana, com o objetivo de ampliar as relações entre a República Tcheca e o RS, através da consolidação da parceria entre as cidades Jablonec nad Nisou, na República Tcheca e a gaúcha de Nova Petrópolis, que em 8 de abril deste ano anunciaram o interesse de se tornarem cidades-irmãs. O presidente da entidade, Martin Jiri Musel, liderou comitiva que foi recebida pelo vice-governador Antônio Hohlfeldt; pelos secretários de Cultura, Vitor Hugo, e do Turismo, Heitor Gularte, além do reitor da Universidade Estadual do Rio grande do Sul, Nelson Boeira. Incentivar o intercâmbio cultural e o interesse dos descendentes dos tchecos da Linha Imperial, de Nova Petrópolis, em participar do projeto cultural sobre as etnias, na Semana Farroupilha foram alguns dos temas debatidos nas reuniões.
Na oportunidade, Martin Musel informou às autoridades que uma professora do idioma Tcheco, Aneska Vesela Santosová chegará à capital gaúcha no final deste mês. “Durante três meses ela estará lecionando em Nova Petrópolis para os interessados. A vinda é fruto de gestões da Associação, com apoio do Consulado da República Tcheca”, disse. O vice-governador manifestou sua satisfação ao saber que o município de Nova Petrópolis já está colhendo os primeiros frutos da parceria com a cidade tcheca Jablonec nad Nisou. “A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento de um povo”, enfatizou. Na Secretaria da Cultura, o secretário Vitor Hugo promoveu reunião de trabalho entre a Associação e sua equipe. Junto com a secretária substituta Marla Hansen e a diretora Maria Helena Nunes, foram debatidos diversos assuntos com a comitiva, composta pelo presidente Martin Musel e associados Jaroslav Dohnalek, Gilberto Sander Müller e Vinícius Della Pace.
O secretário informou que em 13 de abril deste ano já foi publicado no Diário Oficial do Estado a decisão do Governo em instituir o Comitê para o desenvolvimento cultural da etnia tcheca no RS. Comporão esse Comitê dois representantes do Estado, através das secretarias de Cultura e do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais (Sedai); dois nomes da Associação Tcheca-Brasileira e um da prefeitura de Nova Petrópolis. A diretora da Cultura, e também do Museu Antropológico do RS, Maria Helena Nunes foi indicada pelo secretário para coordenar os trabalhos com vistas a instalação desse Comitê e solicitou que os demais façam suas indicações até meados de agosto. O objetivo da Secretaria da Cultura é promover a instalação do Comitê em data especial e para tanto serão realizados contatos com o prefeito Luiz Irineu Schenkel, de Nova Petrópolis, pois há interesse do Secretário de Cultura em promover o ato naquela cidade. O 20 de agosto foi escolhido como a data ideal, pois lembra os 38 Anos da Primavera de Praga, na República Tcheca. “Temos interesse em destacar essa etnia, sua história e contribuição ao Estado, da mesma forma que queremos levar a nossa história para os tchecos. Os intercâmbios que forem firmados certamente contribuirão para enriquecer ainda mais a cultura rio-grandense e firmar laços de amizade com outros povos”, afirmou o secretário Vitor Hugo.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Nova Petrópolis
 
[ Fonte: RoyalNet ]
Voltar
 
5+ lidas
 » 18/06/2007 - Grave acidente deixa três mortos em Carlos Barbosa
 » 08/06/2007 - Grave acidente na RST-470 deixa uma pessoa ferida
 » 13/08/2007 - Garibaldi - Pilotos Garibaldenses sepultados neste domingo
 » 29/05/2007 - Morre jovem que se envolveu em acidente em Carlos Barbosa
 » 18/06/2007 - Mais dados sobre o grave acidente na RS-446
 
  Classificados
  Acontece
  Enquete
Infantil ou Juvenil
Romance Brasileiro ou Romance Estrangeiro
  Avisos
 Dicas
CopyRight © Provedor RedeSul Ltda. Todos os direitos reservados.